Sempre comprometidos com a busca incessante na excelência do serviço ao cliente.


Tel: +55 19 3546 5313
tecnobi@tecnobi.com.br

               

Realizado com sucesso o primeiro teste outdoor do sistema de escalada a vácuo

Aconteceu na última sexta-feira (19/04) o primeiro teste outdoor do sistema eletropneumático de escalada a vácuo da Parker Hannifin. O local escolhido foi a fachada da fábrica de filtros da Parker, localizada na cidade de São José dos Campos (SP). Até então as demonstrações do protótipo, composto por um gerador de vácuo, sensores e ventosas, haviam sido promovidas somente em ambientes fechados, utilizando uma parede de acrílico de seis metros de altura.

A ideia inicial para a concepção do equipamento, que está sendo desenvolvido pioneiramente no Brasil, surgiu na Divisão de Automação da Parker e envolveu a participação das empresas AlpServ, especializada em alpinismo industrial, e Bridge Robotics, desenvolvedora da lógica eletrônica do mecanismo. Chamado de Projeto Spiderman 1, o equipamento de escalada confere ao ser humano habilidades como a adesão a superfícies planas e lisas, antes só apresentadas por répteis e insetos. Segundo Renato Reia, escalador da AlpServ que testou o produto, com o novo sistema de escalada a vácuo é possível acessar locais antes não alcançados com os recursos convencionalmente empregados nas escaladas industriais (cordas e ancoragens convencionais de mercado).

Com o pensamento voltado para a indústria, Jorge Augusto Soares, técnico em desenvolvimento de produtos da Divisão Automação da Parker, aponta que empresas dos mercados naval, aeroespacial e petroquímico, entre outros, poderão utilizar este sistema e ainda reduzir custos em suas operações. “O processo de escalada ganha agilidade e autonomia com este equipamento”, lembra. “A mobilidade que o escalador terá será algo inédito”. Ele acredita que, além da indústria, setores como o de manutenção predial e o de entretenimento também irão se beneficiar com a aplicação do sistema.

Para aqueles que querem ver mais de perto como o equipamento funciona, a Parker estará presente na Agrishow, que acontece entre os dias 29 de abril e 03 de maio de 2013 na cidade de Ribeirão Preto, demonstrando a utilização do sistema, que conta com geradores de vácuo da série CEK e MC72.