Sempre comprometidos com a busca incessante na excelência do serviço ao cliente.


Tel: +55 19 3546 5313
tecnobi@tecnobi.com.br

               

Eletromecânica Parker agrega valor na indústria com soluções diferenciadas

Em todo o mundo e também no Brasil, as tecnologias de movimento e controle estão sendo aperfeiçoadas com o emprego de soluções eletromecânicas. Em diversas situações, as indústrias estão utilizando acionamentos eletromecânicos em complemento ou alternativamente às tecnologias pneumáticae hidráulica.

As vantagens desta troca são muitas: há ganhos em precisão, controle do movimento, velocidade e repetibilidade das operações, além da ampliação da segurança de operadores e principalmente economia no consumo de energia.

“A automação industrial está evoluindo: da automação do movimento tradicional passamos à automação de alta complexidade”, explica João Lúcio Vilela, gerente de Vendas e Marketing da Divisão Automação. “Enquanto a primeira se resume ao simples posicionamento de uma carga, a automação de alta complexidade é mais abrangente, disponibiliza relatórios que revelam a velocidade, repetibilidade e precisão deste movimento, entre outras informações relevantes para o controle da produção industrial”, avalia.

AGREGANDO TECNOLOGIAS

Há cerca de 20 anos a Parker deu início a uma série de aquisições de tradicionais fabricantes de dispositivos eletromecânicos, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. São marcas reconhecidas mundialmente, como Daedal, Compumotor, Bayside, Hauser, SBC e SSD Drives. Desta forma, a empresa montou um portfólio amplo de tecnologias para atender à demandas mundiais e locais.

Divididas em três famílias (servoacionamentos, controladores e inversores), as tecnologias eletromecânicas da Parker incluem motores de passo, servomotores, IHMs, inversores de frequência, controladores, servoacionadores e sistemas auxiliares, entre outros. Em comum, todos estes equipamentos apresentam robustez, alta performance, integração com outros CLPs e grande capacidade de otimizar os recursos, gerando economia, melhorando a performance e garantindo retorno do investimento. Com este portfólio desoluções, a unidade de negócios Eletromecânica (parte integrante da Divisão Automação), através da sua Engenharia de Aplicação, já concluiu vários projetos inovadores no País.

APLICAÇÕES VALIOSAS

As soluções atendem necessidades diversas em vários segmentos industriais: desde a automação na indústria têxtil, da borracha, de embalagens, de plástico, passando por operações de paletização até a atualização de equipamentos e processos, entre outras aplicações.

Usados para controlar motores elétricos de corrente alternada ou contínua, os drives e inversores de frequência ampliam o desempenho destes equipamentos, controlando velocidade, torque e posição com redução no consumo de energia.

Em um renomado fabricante de pneus, servodrives e inversores Parker estão sendo aplicados para revitalizar motores elétricos de vulcanizadoras com mais de 30 anos de uso. Com o apoio da tecnologia eletromecânica Parker, este fabricante de pneus ampliou a eficiência dos motores, com significativos ganhos de produtividade e redução no consumo de energia.

GANHOS DIVERSOS

“Todos os processos produtivos podem ganhar muito com a aplicação de tecnologias eletromecânicas; os benefícios são muitas vezes surpreendentes”, conclui Vilela. Ele lembra ainda que a Parker está empenhada no crescimento das aplicações de eletromecânica no Brasil, sobretudo em clientes que buscam ganhos de produtividade, redução de custos, redução no consumo de energia e principalmente os que buscam agregar valor em seus produtos.